Com o novo acordo ortográfico tem-se dúvidas quanto e como usar o hífen nas palavras da Língua Portuguesa. Por exemplo, como se escreve auto-sabotagem ou autossabotagem? Veja o vídeo:
Agora com a explicação fica fácil escrever: não se usa hífen em palavras que o prefixo terminar por vogal e a outra palavra começar por r ou s, dobram-se essas letras. Então, o correto é autossabotagem.
O que é autossabotagem? É a tendência a colocar travas, limites e complicações a si mesmo durante o caminho em direção a metas ou objetivos.
Em 1916, Freud escreveu um artigo de grande repercussão no mundo científico intitulado: “Os que Fracassam ao Triunfar”. Ele tratava de pessoas que possuíam medo de ter satisfação e para tanto, sentiam-se aliviadas quando o que estavam fazendo não dava nada certo. É como se alguém tivesse tudo para ser feliz e, de alguma forma, conseguisse arrumar um jeito para fugir da felicidade.
A origem da autossabotagem pode estar lá atrás: na infância, no núcleo familiar que é onde adquirimos referências e construímos nossa base de percepção e atuação no mundo, incluindo traumas, assimilação de traços da personalidade de quem convivemos, sentimentos de abandono, rejeição, culpa, entre outros anseios.
Esse comportamento pode ser tão grave ao ponto de provocar obesidade, depressão, cardiopatias, transtornos de ansiedade, pensamentos suicidas, diabetes e, em casos mais graves automutilação, que é quando a pessoa cria flagelos físicos em si mesma para se punir e liquidar com o sucesso e a felicidade em todos os planos da vida.
O que podemos fazer para superar a autossabotagem?