domingo, 14 de outubro de 2018

Gâteau, cake, bolo

Em francês "gâteau", em inglês "cake", na nossa língua "bolo", um delicioso alimento. Este alimento remonta desde o Egito Antigo a forma de pães adoçados com xarope de frutas, tâmaras, passas. Os antigos gregos e romanos o aperfeiçoaram. A real diferença entre pães e bolos só veio a ser caracterizada durante o Renascimento. A denominação teria vindo de bola e os bolos teriam formas associadas a lua, a cone.
O primeiro bolo alto, de andares, teria sido feito para o casamento de Catarina de Médici com Henrique II da França em 1533. Em 1568 na Alemanha, no casamento de Guilherme da Baviera com Renata de Lorena, o bolo tinha mais de 3 metros da altura e dele saiu Ferdinando da Áustria.
O primeiro bolo de farinha a se adaptar no Brasil foi o pão-de-ló, de origem portuguesa. Rapidamente, tornou-se bastante popular, e até hoje, é um dos preferidos para bolos recheados. 

Imagem da receita

Um bolo delicioso é o bolo de cenoura. Veja a receita da chefe Rita Lobo no site panelinha:
Qual seu bolo preferido? 

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Vamos estudar gramática!

Um bom estudo de gramática ajuda a saber muitas coisas e evita dizer o mesmo que este senhor do vídeo.

Por falar em gramática, qual a origem da palavra "preconceito"?
A palavra preconceito é formada pelo prefixo latino “pré”  significa anterioridade, antecedência, mais o substantivo “conceito”  significa opinião, reputação, julgamento, avaliação. 
Os pesquisadores acham difícil definir o que é preconceito. Alguns dizem que é “uma atitude ou sentimento negativo em relação a alguém só porque essa pessoa pertence a determinado grupo”. Outros dizem que essa atitude se baseia na “falta de informação”, o que leva as pessoas a “prejulgar os membros de um grupo”. Seja qual for o caso, o preconceito pode se manifestar contra a pessoa por causa de raça, peso, sexo, idioma, religião ou praticamente qualquer coisa que as pessoas encarem como diferente.
Muitas vezes é difícil perceber se temos algum tipo de preconceito. Todos nós somos influenciados por algum tipo de preconceito.Essa é uma tendência humana, e os resultados muitas vezes são desastrosos. Em vista disso, será que é possível superar ou eliminar o preconceito?
O conhecimento da Bíblia pode ajudar a controlar e eliminar fortes emoções negativas.Ela tem o poder de mudar o que a pessoa pensa e como ela se sente em relação a outros. Leia Atos 10:34,35; Filipenses 2:3. 
Já sofreu por causa de algum tipo de preconceito?